Reunião foi marcada pelo debate dos objetivos a serem desenvolvidos para conclusão do projeto

Participantes do projeto APL Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça (Foto: divulgação)

Na ultima quarta-feira (21/06), se reuniram os membros participantes do projeto "Valorização de resíduos para obtenção de novos recursos minerais de interesse tecnológico para APL Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça", contemplado pela Chamada CNPq/CT- Mineral nº 28/2022 no ultimo ano. Na reunião estiveram presentes o coordenador do projeto prof. Dr. Fabiano Raupp-Pereira (UNESC), o professor português Dr. Manuel Ribeiro (IPVC), o aluno de doutorado do PPGCEM/UNESC Alexandre Zaccaron e os bolsistas/alunos de mestrado do PPGCEM/UNESC Grasiele Benedet, Wagner Rebelo, Emily Saviatto, Silvia Roseng e Paulo Fernandes.

A reunião foi realizada com intuito de alinhar as propostas do projeto com cada um dos participantes, dos quais irão realizar as atividades. Ao todo, o projeto foi contemplado com R$ 580.000,00 que será revertido às bolsas de Desenvolvimento Tecnológico Industrial e formação a nível de mestrado, e também para a realização da proposta. O projeto visa atender diretamente o setor mínero-cerâmico e indústrias do APL Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça, com valorização de resíduos e enfoque da Economia Circular na Mineração. Os temas a serem discutidos envolvem o mapeamento de materiais para abastecimento do setor, estudo das propriedades de interesse da cerâmica de reconhecimento regional, estudo de tecnologias com interesse de desenvolvimento do setor, desenvolvimento de novas matrizes de interesse da indústria cerâmica e levantamento de passivos ambientais com foco em recuperação ambiental.

O APL Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça vem ganhando destaque a nível nacional, sendo finalista no último Prêmio de Melhores Práticas em APL de base Mineral e apresentando algumas das ações no último Congresso Brasileiro de Cerâmica.  O SINDICER vem apostando fortemente em ações de cunho tecnológico e científico, base do programa administrativo da diretoria. Para o vice-presidente da entidade Junior Guarezi, investir em educação é uma forma de gerar conteúdo e colocar o setor em evidência. "É necessário estarmos junto das universidades e fomentando educação, assim o nosso setor ganha visibilidade." Ressalta o vice-presidente, que é amplamente adepto a realização de estudos dentro do seu parque fabril.