Projeto foi conduzido pelo professor Fabiano Raupp-Pereira da UNESC e visa desenvolver o setor minero-cerâmico da região sul do estado de Santa Catarina

SINDICER/COOPEMI recebeu os professores Fabiano Raupp-Pereira (UNESC) e Manuel Ribeiro (IPVC) (Foto: Divulgação).

O setor de cerâmica vermelha da região sul do estado tem mais um motivo para comemorar, pois foi contemplado pela Chamada CNPq/CT- Mineral nº 28/2022 – PD, Gestão e Extensão Tecnológica, Infraestrutura Laboratorial, Capacitação e Formação de RH para Mineração e Transformação Mineral em Micro, Pequena e Média Escala.

O Projeto Valorização de resíduos para obtenção de novos recursos minerais de interesse tecnológico para APL Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça, foi conduzido pelo professor Dr. Fabiano Raupp-Pereira da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e teve apoio determinante dos profissionais do SINDICER e da COOPEMI para a produção.

Ao todo, serão investidos R$ 580.000,00 em bolsas de estudo a nível de mestrado e custeio de ensaios tecnológicos que visam desenvolver o setor minero-cerâmico e valorizar a indústria de cerâmica vermelha do sul de Santa Catarina.

Preocupação com o abastecimento de matéria prima em pauta

A região se desenvolveu pela qualidade e abundância da matéria prima base na produção de telhas e tijolos, a argila. Porém, os conceitos de sustentabilidade como a economia circular fazem com que a busca de novas alternativas seja eminente para abastecimento do setor.

Em 2022, o trabalho desenvolvido pela Engenheira de Produção Grasiele Amoriso Benedet, com a utilização de cinza da casca do arroz feito em parceria com a Alimentos Fumacense, foi apresentado em um painel na COP 27 e foi finalista do Prêmio Melhores Práticas Minerais da rede APL Mineral. Já o trabalho da Engenheira Ambiental e Sanitarista Emily Saviatto, focou na utilização de argilas de áreas abandonadas, ambos junto ao APL de Cerâmica Vermelha se toraram destaque ao mostraram que o setor pode prospectar novas fontes minerais e aplicar no processo produtivo.

Professor Manuel Ribeiro do Instituto Politécnico de Viana do Castelo visitou a sede administrativa e industrias cerâmicas associadas junto do professor Fabiano Raupp-Pereira da UNESC

Na ultima quarta-feira (08/12) o professor português Dr. Manuel Ribeiro visitou industrias cerâmicas e a sede administrativa do SINDICER/COOPEMI, acompanhado pelo professor Fabiano Raupp-Pereira e foram recepcionados pelo presidente da COOPEMI Billi Coral, dos doutorandos Vitor de Souza Nandi e Alexandre Zaccaron, e pelas engenheiras Grasiele Amoriso Benedet e Emily Saviatto.

A visita foi alinhada para que Ribeiro conheça a realidade do setor da região, uma vez que o professor foi um dos participantes do desenvolvimento do projeto contemplado pela Chamada CNPq/CT- Mineral Nº 28/2022.