FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

Reunião teve na pauta temas de interesse ao setor mineiro-ceramista sul catarinense

 

Membros do CT RedeAPLmineral receberam integrantes do APL Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça, SC (Foto: Divulgação).

 

 

Um grupo representando o Arranjo Produtivo Local de Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça se reuniu na última quinta-feira (31/08) com o CT RedeAPLmineral na CGTS/DEPIN/SETEC/MCTI em Brasília, DF, para tratar de temas de interesse do setor mineiro-ceramista sul catarinense 

Estiveram presentes o professor Dr. Fabiano Raupp-Pereira da UNESC, o Dr. e pesquisador em cerâmica vermelha Vitor de Souza Nandi, e o doutorando e representante do SINDICER Alexandre Zaccaron. Na ocasião, foram entregues peças feitas na Associação de Artesãos Olaria das Artes, entidade que pertence ao APL Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça.

O CT RedeAPLmineral, foi representado pelos servidores Elzivir Guerra, Tássia Arraes, Eliane Silva e Cristina Ferreira, que informaram da importância da Gestão e Governança e adoção de plano de ações Estratégicas para a estruturação e sustentabilidade de APL de Base Mineral fundamentada em Planejamento de longo prazo por processo prospectivo em base participativa e territorial. Houve o direcionamento para realizarem uma apresentação do projeto da chamada, ao Grupo de Trabalho de Planejamento de Longo Prazo (GT - PLP), inicialmente, e posteriormente uma apresentação do Instituto INSPRO, gerenciada pela Clarice, aos interessados no município Morro da Fumaça e região.

O APL Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça ganhou notoriedade no ano de 2013, quando venceu o Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral, com o projeto “Fornecimento sustentável de Argilas para APL de Cerâmica Vermelha”. Porém, após a pandemia e as trocas de lideranças nas governanças, houve a desestruturação desse APL. Mas em 2022 volta ao senário após ser novamente finalista do Prêmio Melhores Práticas de Base Mineral ocorrido em Teresina/PI, com o projeto “Mineração Circul@r: Potencialização da cinza da casca de arroz como fonte alternativa mineral na produção de cerâmica vermelha”. E, também contemplado pela Chamada CNPq/CT- Mineral nº 28/2022 – “PD, Gestão e Extensão Tecnológica, Infraestrutura Laboratorial, Capacitação e Formação de RH para Mineração e Transformação Mineral em Micro, Pequena e Média Escala” com o projeto Valorização de Resíduos para obtenção de novos recursos minerais de interesse tecnológico para APL Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça, conduzido pelo professor Dr. Fabiano Raupp-Pereira da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e apoio dos profissionais do SINDICER e da COOPEMI para a produção.

Para o professor Dr. Fabiano, a academia tem papel fundamental no auxílio do desenvolvimento sustentável do setor mineiro e da cadeia produtiva da indústria cerâmica. “Nós como pesquisadores e membros da academia temos que liderar a busca de novas alternativas de melhorar os setores que norteiam o desenvolvimento econômico de nossa região.” Conclui Raupp-Pereira.

O APL Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça vai submeter um novo projeto para a edição do Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral de 2023, com o trabalho “Mineração Sustentável: Reaproveitamento de argila de áreas abandonadas no Sul do Brasil para produção cerâmica em APL Mineral”, e também está propondo trazer o Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral para Criciúma em 2024.

 

Contato

Powered by BreezingForms

Localização

 

Av. do Contorno, km 13,175 - Capelinha ⁞ Morro da Fumaça/SC ⁞ CEP:88830-000 ⁞ Telefone: (48) 3434-1525