FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

Representantes dos Sindicatos patronais das regiões de Morro da Fumaça, Rio do Sul, Canelinha e Tijucas se reunem novamente com membros do IMA e com o deputado Marcos Vieira para delinearem temas pertinentes em defesa ao setor.

Reunião na Alesc reuniu representantes da industria de cerâmica vermelha de todo o estado (Foto: @deputadomarcosvieira)

O terceiro encontro entre líderes das industrias cerâmicas do estado de Santa Catarina com o Instituto do Meio Ambiente - IMA, intermediado pelo deputado Marcos Vieira, ocorreu no último dia 20 na Assembléia Legislativa em Florianópolis, e teve um avanço considerável no pleito do setor.

Os sindicatos lutam por uma padronização na periodicidade da realização das análises de emissões atmosféricas, para que haja uma equiparidade entre todos os municípios. Um documento com o pleito foi apresentado ao IMA, e já debatido entre as partes em reuniões anteriores. O desfecho esperado, é para a realização de uma instrução normativa por parte do Instituto.

Nessa última reunião, os diretores Renato Zaccaron, José Volmir Maccari e Alexandre Zaccaron, representaram o SINDICER de Morro da Fumaça. O secretário da entidade, Renato Zaccaron, disse que a reivindicação proposta visa ajudar todo o setor, do pequeno ao grande produtor. "O papel do Sindicer é ter voz ativa perante aos órgãos, e é isso que viemos fazer aqui, mostrar a importância do nosso setor, e a importância do nosso pleito" Conclui.

Em suas redes sociais, o deputado Marcos Vieira deixa uma mensagem a sociedade sobre a reunião: "Mais uma reunião nesta manhã com os representantes dos ceramistas e o presidente do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Daniel Netto, e o engenheiro Carlos Gonzaga, para avançarmos nos pleitos do setor em relação às licenças. É assim, com conversa e ouvindo todos os lados, que buscamos soluções para as demandas de quem trabalha e produz no nosso Estado, sem ferir normas e questões ambientais."

Um novo encontro deverá acontecer no início do próximo mês, onde o IMA apresentará novas propostas para uma possível instrução normativa.