FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

SINDICER se movimenta junto as instituições de segurança pública para mitigar os problemas de furto nas indústrias cerâmicas

Lideranças do setor cerâmico se reuniu com as polícias militar e civil (Foto: Divulgação).

A preocupação da onda de furtos às industrias cerâmicas ocorridas nos últimos meses, fez com que o presidente do SINDICER, Renato Zaccaron junto ao vereador Luciano Formentin juntassem as lideranças do setor para uma reunião com as instituição de segurança pública, visando buscar soluções que cessem os problemas voltados ao roubo de fios de cobre, baterias e ferramentas da fábricas.

Além do presidente do SINDICER e do vereador Formentin, estiveram presentes o Sargento Miyamoto da Polícia Militar, os agentes Mário, Luiza e Márcio da Polícia Civil, o presidente e vice-presidente da COOPEMI Bili Coral e Amarildo Saviatto e ceramistas que tiveram algum furto ocasionados em suas empresas.

O número de furtos chega a 10 no primeiro trimestre de 2023 dentro da região de atuação do SINDICER, e os ceramistas transmitiram um pouco de insegurança com relação a situação. Com base nisso, os representantes das polícias Militar e Civil, orientaram quais as ações que os empresários devem seguir se ocorrer em suas industrias. Caso alguma empresa tenha sofrido algum tipo de furto, é extremamente importante a realização de um boletim de ocorrência (BO), para que possa ser quantificado o número de incidentes contra as cerâmicas, fazendo com que se ganhe maior repercussão. Muitos empresários desistem da realização do BO devido a alta periodicidade dos acontecimentos, porém, não registrar um BO, faz com que não se expresse a gravidade do problema.

Os policiais também orientaram que as empresas aumentem os equipamentos de segurança, como câmeras e alarmes nas áreas de maior necessidade, ampliando a guarnição das indústrias e auxiliem na busca dos bandidos que estão realizando essas atividades criminosas. Também foi orientado que os empresários instalem em seus celulares o aplicativo da PM para auxiliar no registro de ocorrências.

O SINDICER, as polícias Militar e Civil e o vereador Luciano Formentim se prontificaram em realizar uma corrente para ajudar as indústrias cerâmicas e mitigar os problemas de furto enfrentado pelos empresários.

Para o presidente do SINDICER, Renato Zaccaron a reunião foi bastante promissora, pois é uma forma do setor se expressar perante a segurança pública. "O papel da nossa instituição é buscar formas de ajudar a nossa categoria, e nesse momento estamos dando voz aos ceramistas que estão sendo lesados com essa onda de furto. Levar esse problema à polícia vai certamente dar algum resultado". Conclui.